Como iniciar um negócio digital?
Empreender é de longe uma das melhores formas de conquistar o que você busca, seja algo material ou experiências, pois através do empreendedorismo é possível gerar riqueza e usar essa riqueza a seu favor, para melhorar o seu negócio ou basicamente utilizá-la da melhor forma possível.
Com a disseminação de tecnologia e acesso à internet, atualmente, um dos melhores lugares para empreender é no meio digital, quando falo meio digital, falo de utilizar algum dos canais que é acessível através da internet. Desta forma, não sendo necessário estabelecer um local físico para o seu negócio e ter que fazer grandes investimentos.
Ao meu ver, um dos principais ativos no meio digital é o conhecimento, já que através do conhecimento é possível construir uma loja online, um aplicativo, um site de notícias, fazer propaganda em redes sociais e outras coisas que dependem basicamente de conhecimento para iniciar e ir melhorando. O meio digital é ao meu ver o futuro e o caminho mais rápido para quem busca empreender, assim como uma forma de otimizar negócios existentes para quem não está presente no meio digital ou que utiliza pouco.
Mas, como iniciar neste meio? O que preciso fazer ter o meu negócio digital? Não existe uma receita de bolo imutável ou certeira quando se trata de negócios e empreendedorismo. O que existe são modelos, melhores práticas, o que determinadas empresas fazem e o que é bom fazer. Resumindo, existem recomendações sobre o que fazer, e seguindo estas recomendações, existe algum resultado que visa trazer benefícios para este negócio digital. Então vamos para essa lista de recomendações: Como iniciar um negócio digital?
O que preciso fazer?
Como comentei, não existe uma receita de bolo, assim como os caminhos que determinados negócios podem ser bem diferentes dependendo do tipo de produto e/ou serviço que irão oferecer, a definição de persona que eles querem atender, se é um negócio que venderá para empresas, se possui fins lucrativos e outras variáveis. Diante disso, o primeiro ponto importante é a definição de um objetivo para o seu negócio, o que ele quer fazer para o mercado? Empresas já estruturadas chamam isso de propósito e dele podem sair bons caminhos de como alcançar este propósito. Importante lembrar novamente que a única certeza que temos aqui é que este negócio será digital, o restante serão recomendações.
Definição do propósito do negócio
Definição de persona
Estabelecer objetivos claros sobre a operação do negócio
Pesquisar, olhar negócios similares e ter métricas claras de que o negócio está prosperando
Selecionar os canais corretos para o seu negócio
Crie um nome que faz sentido para o seu negócio e compre um domínio na internet com este nome
Contratar um serviço de hospedagem para o seu negócio
Escolha da ferramenta de gestão de conteúdo ou similar para o seu negócio
Pontos importantes no momento de planejar o seu Website e mantê-lo
Por exemplo, para o Atraca, o propósito definido em seu início era “Ser referência em conteúdos de marketing digital, tecnologia e empreendedorismo”. Podem ser definidos objetivos a serem alcançados, como por exemplo um nível de faturamento, seguidores, publicações e outras métricas que sejam facilmente mensuráveis. Para o portal Atraca, a métrica estabelecida inicialmente era “construir dois conteúdos semanais e publicá-los”.
A definição da persona é a caracterização de quem você quer como seu cliente. Existem alguns outros nomes que são aplicados atualmente para este tipo de caracterização, mas vou manter a forma mais tradicional como o mercado costuma se referir, que é a persona. Aqui é basicamente criar com base nas suas pesquisas, métricas e evidências de mercado uma ou mais pessoas que são usuárias do seu negócio. Importante definir com a maior quantidade de detalhes possíveis, alguns são: Nome, idade, formação, características familiares, renda, profissão, canais que consome conteúdos e outras informações. Essas definições serão utilizadas posteriormente para apoiar nas decisões e estratégias do seu negócio.
Apenas o objetivo de publicações, por exemplo, será o suficiente ser bem sucedido na construção deste novo negócio? Potencialmente não será o suficiente, porém, um ou mais objetivos te darão a cadência necessária para manter um ritmo e criar a disciplina necessária para conduzir um novo negócio. Mas e após essa cadência já definida, rotina disciplinada e tudo estiver já andando de forma orgânica, como saber se estou no caminho correto? Benchmark, pesquisas, métricas de performance que reflitam que o seu negócio está prosperando.
Seguindo o exemplo do Atraca, nós olhamos vários sites similares que falavam de marketing digital, tecnologia e questões relacionadas a empreendedorismo, não só no Brasil mas também fora do país, pois “importar” conteúdos, práticas, produtos ou serviços que ainda não são oferecidos onde você está, é uma forma de inovação local. Definimos vários temas que gostaríamos de construir conteúdos, inclusive tivemos que nos limitar um pouco sobre o que gostaríamos que publicar, pois possuímos temas que não são os nossos focais e que gostamos bastante também, então tivemos muito foco neste momento. A nossa definição de métricas iniciais foram simples e conservadoras: número de visitantes diários, taxa de rejeição, percentual de acessos orgânicos e engajamento nos conteúdos. Para isso por exemplo, entram outros pontos fundamentais, os anteriores poderiam serem feitos antes mesmo de ter um site, domínio e outros temas já de ferramental, então agora chegou o momento da presença digital de fato e damos sequencia com um dos meus temas preferidos:
Com base nas etapas de Persona, Benchmark de negócios similares e Objetivos, será fácil de conduzir a escolha dos canais onde você deverá estar presente. Aqui pode existir a adoção de todos os canais, um conjunto de canais ou um único canal, tudo dependerá da estratégia e itens já avaliados anteriormente. Como o tópico aqui é baseado em negócios digitais e tudo acaba girando entorno de marketing digital, aí vão alguns exemplos de estratégias que podem ser adotadas para os canais escolhidos:
- Website;
- Redes sociais;
- E-mail;
- Landing pages;
- Ads;
- Outros…
Dependendo dos canais, existirão diferentes estratégias que deverão ser seguidas, algumas trabalham em conjunto umas com as outras e outras trabalham de forma mais isolada. Mas, tudo deverá passar por um bom planejamento de Campanha de Marketing Integrada.
Quando criamos o Atraca, testamos diversos nomes, vários nomes e termos, muitos já eram utilizados por outras pessoas e empresas, mas como estávamos com uma ideia inicial de prestar serviços de marketing digital para outras pessoas e empresas não estávamos muito preocupados com o nome, mas isso é um detalhe específico que percebemos na área de marketing, onde existem nomes sem nenhum vínculo com o negócio ou mercado. Por exemplo: Agência gato manco. Mas como eu comentei, existem negócio que dependendo do objetivo, quem quer atender e seu propósito, terá que fazer um trabalho muito mais sério de pesquisa e definição. O nome Atraca em nosso caso veio de uma gíria, muito comum na fronteira oeste do estado do Rio Grande do Sul, que quando alguém diz que vai fazer algo, a outra pessoa neste diálogo geralmente diz: “Atraca!” ou “Vai lá e atraca!”. E assim foi definido o nome e em seguida a busca pelo domínio. Próximo passo:
Contratar um serviço de hospedagem é uma etapa importante caso o seu negócio precise hospedar um site ou uma aplicação web e assim por diante. Hoje praticamente todos os negócios, por mais que seja um negócio que é um aplicativo para smartphone, possui no mínimo um site institucional, então eu vejo como algo padrão para negócios digitais. Claro que será bem importante contratar a hospedagem correta que possui as tecnologias que você irá precisar. No meu caso que é publicação de conteúdo, quero também futuramente ter algo com e-commerce, quem sabe, uma área para assinantes eu escolhi o WordPress, por ele ser Open Source e utilizar tecnologias muito comuns em hospedagens. Com ele é possível fazer tudo o que mencionei e de forma gradual. Empreendedor também precisa cuidar do orçamento, então por ele não ter um custo de licenciamento de uso, isso ajuda o novo empreendedor a conquistar espaço antes de começar a gastar. Esta etapa de escolher a tecnologia que irá te ajudar no objetivo do seu negócio darei o nome abaixo:
Porque me referi ao WordPress como “ferramenta de gestão de conteúdo”? O WordPress é um CMS, da sigla em inglês, Content Managent System, traduzindo seria, Sistema de Gestão de Conteúdo. Como os negócios digitais se baseiam amplamente em conteúdo, seja qual for, essa etapa deixa claro que você deve escolher a ferramenta/sistema que faça sentido para o seu negócio. Existem negócios que são baseados puramente em redes sociais, então a sua escolha deve ser a rede social onde o público que você quer atingir esta. Falei um pouco antes deste tema, de métricas, precisamos coletar métricas:
Existem muitos pontos que devem ser levados em consideração e potencialmente, dependendo do seu negócio, não vou citar algo que é importante para o seu nicho, mas de forma geral e bem abrangente, aqui vai uma lista de coisas que você deverá se preocupar:
- Bom nome de domínio;
- Design do Website;
- Estrutura e facilidade de navegação do Website;
- Conteúdo exclusivo do Website;
- Responsividade do Website;
- Otimização para motores de busca (SEO);
- Otimização para conversão;
- Performance do Website;
- Acessibilidade do Website;
- Monitoramento do Website;
- Atualizar conteúdos sempre que possível;
- Utilizar diferentes canais para atrair o seu público;
- Mantenha um backup e medidas de segurança para o seu Website;
- Canal para contato;
No caso de um site, e-commerce ou qualquer outra aplicação que seja Web, é importante implementar essa camada de monitoramento, como disse anteriormente, principalmente para saber se você está progredindo e estabelecer métricas. Uma ferramenta muito utilizada no mercado é o Google Analytics, é gratuita e bem robusta. Existem outras opções, porém essa já traz um grande nível de monitoramento para o seu recém criado negócio. Até aqui, é praticamente o alicerce do negócio: Propósito do negócio, definição de persona, objetivos operacionais, pesquisa de mercado, métricas de performance, definição de nome, compra de domínio, escolha de sistema de gestão de conteúdo (muitos negócios já param aqui) e ferramenta de monitoramento.
Como comentei, muitos negócios não possuem domínio próprio e necessidade de ferramenta de gestão de conteúdo, pois são baseados em redes sociais, é mais simples de iniciar, pode ser mais simples de gerir, porém, irão seguir as políticas, regras, restrições e outros temas da rede sociais onde foi criado. Minha sugestão é ter a rede sociais como um canal, mas não como único. Imagino que o seu negócio tem relação com tópicos que são restritos em redes sociais, você já não terá essa opção de canal para apoiar na divulgação. Mas, seguindo pelo caminho feliz onde possuímos um produto e/ou serviço que não é restrito em nenhuma política ou regra de rede social, poderemos criar os nossos perfis sociais. Esta etapa da escolha das redes sociais é diretamente ligada a definição de persona, pois as redes sociais possuem perfis preponderantes de usuários, geralmente elas mesmas possuem estudos demográficos que caracterizam os seus usuários e você poderá usar como base. Alguns exemplos de redes sociais: Twitter, Linkedin, Facebook, Instagram, Youtube e Pinterest.
Este é um ponto fundamental, afinal, para nós brasileiros, existe a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) que traz diversas regras que são necessárias seguir quando tratamos de dados pessoais, e claro, deixar que tipo de tratamentos fazemos com os dados de nossos usuários. Para isso é fundamental que o seu website tenha no mínimo uma página de “Política de privacidade” onde você irá explicar tudo o que você coleta de dados pessoais, para qual finalidade, qual é o tratamento que é dado para estes dados e outros detalhes que a lei exige.
Recent Comments