O que é WordPress?
O que é WordPress? Soa estranho, mas ainda é possível escutar profissionais de marketing, publicidade e propaganda, TI e outras áreas relacionadas retornarem este questionamento quando pergunto: Sabe WordPress?
Se você é um profissional destas áreas, ou, alguém que quer construir seu próprio site, irá trabalhar com publicação de conteúdo na internet ou está buscando se posicionar no mercado digital, vocês está no lugar certo, pois você precisará saber WordPress.
Possivelmente você já passou por algum site que era gerido com WordPress, uma das principais plataformas de gestão de conteúdo no mundo. Aqui você vai saber um pouco mais sobre essa plataforma, o que ela é, o que ela faz, quais são as vantagens do seu uso e outras informações.
Tá, vamos lá, o que é WordPress?
WordPress é o principal sistema de gestão de conteúdo no mundo, tradução direta do inglês Content Managent System, CMS. Ele é utilizado na criação de sites, blogs, e-commerces, landing pages e vários outros tipos de conteúdos que são acessíveis através de qualquer tipo de navegador web. Muitas marcas famosas e portais de notícias que você acessa todos os dias são feitos sobre tecnologia WordPress, inclusive este site aqui.
Um bom percentual da internet é construído em WordPress, por ele ser construído na linguagem de programação PHP, uma das mais fáceis de aprender. Além de ser fácil, PHP é muito popular e praticamente todas as empresas de hospedagem de sites suportam ela. Estas características fazem com que o WordPress seja mais fácil de ser utilizado.
Como ele funciona?
O WordPress é um sistema de gestão de conteúdo Web, ou, como já mencionei, um CMS. Ele é construído em PHP e utiliza banco de dados MySQL para armazenar boa parte de seus conteúdos. WordPress e MySQL são tecnologias Open Source, ou, tecnologias de código aberto. Isso que dizer que não é necessário pagar por licença de uso ou comprar estes softwares. Outra vantagem de tecnologias de código aberto é a flexibilidade para alterá-las e adaptá-las às suas necessidades.
Como ele é um sistema de gestão de conteúdo, dentro dele é possível gerenciar postagens, páginas web, conteúdos como imagens ou vídeos, gerenciar e moderar comentários de visitantes, parametrizar a aparência dos conteúdos, ampliar as suas funcionalidades através de plugins, gerir usuários com diferentes níveis de acesso e outras funcionalidades.
É possível construir grandes e poderosos portais web, e-commerces com muitas facilidades para os compradores, sites de vendas de cursos, blog para contar para o mundo sobre as suas ideias ou apenas uma página com o seu currículo. As possibilidades com o WordPress são gigantescas, pode-se construir qualquer coisa. Existem diversas empresas que constroem plugins, alguns gratuitos e outros não, que ajudam na implementação de funcionalidades que vocês precise.
Quando falamos de sites, a questão visual, layout, cores e demais aspectos visuais também são muito importantes, então o WordPress é bem robusto nisso também. Da mesma forma que os plugins, existem empresas que constroem temas para você usar no seu site, ou, empresas que constroem temas sob medida de acordo com a sua necessidade.
Quais são as suas vantagens?
Algumas das vantagens do WordPress são:
- Open Source: Por ser um software de código aberto, ele não possui custo de aquisição ou licença de uso. Isso por si só já é uma grande vantagem, pois dá a possibilidade de uso imediato. Se você decidir criar um site ou blog utilizando WordPress logo de manhã cedo, antes do final da manhã você já estará criando conteúdo.
- Facilidade de uso: Utilizar o WordPress é bem amigável para usuários que não são de áreas de tecnologia da informação, TI. Existem outros tipos de sistemas de gestão de conteúdo que são mais performáticos, porém, seu uso acaba sendo muito restrito pois exige um grande conhecimento em desenvolvimento para conseguir construir um site.
- Grande comunidade: Como comentei, existe uma grande comunidade que desenvolve vários componentes que são utilizados em sites construídos sobre o WordPress e também muitos usuários, ou seja, encontrar pessoas que conheçam WordPress é uma tarefa relativamente fácil, assim como tirar dúvidas sobre WordPress na internet, também é.
- Plugins: O WordPress vem com várias funcionalidades nativas que já possibilitam fazer muitas coisas quanto a conteúdo Web, porém, se necessário, é possível ampliar as suas funcionalidades e criar sites realmente robustos. Um dos principais plugins disponíveis no WordPress é o WooCommerce, que transforma o WordPress em uma plataforma de e-commerce.
- Temas: Assim como os plugins ampliam as funcionalidades, os temas ampliam as possibilidades visuais do WordPress. Esquema de cores, cabeçalhos, rodapés, widgets e diversos outros detalhes que são visuais, podem ser alterados com a inclusão de temas no WordPress. Existem temas que já vem por padrão que suportam customizações.
- Atualizações constantes: Por ser tão popular, o WordPress possui um desenvolvimento acelerado, sempre estão sendo lançadas novas versões com novas funções, melhorias e correções de segurança. Muito importante sempre manter o seu WordPress atualizado para evitar vulnerabilidades de versões antigas que podem ser exploradas.
- Hospedagem: Creio que qualquer hospedagem hoje em dia suporte uma implementação WordPress, pois todas trabalham com tecnologias como PHP, MySQL e Apache, tecnologias necessárias para instalação do WordPress. Além das tecnologias fundamentais para o seu uso, muitas hospedagens possuem ferramentas de instalação do WordPress que fazem todo o trabalho por você.
Como começar?
Começar com o WordPress é fácil. Maioria das hospedagens utilizam as tecnologias que são necessárias para instala-lo, assim como já possuem ferramentas que orquestram a sua instalação, dando a possibilidade para usuário totalmente leigos, de fazerem a sua instalação e o seu uso.
Além disso, existem hospedagens especializadas em WordPress onde o usuários já recebe ele instalado e com certas otimizações. Para casos onde você precisará instalar o seu WordPress, é necessário baixar do site oficial wordpress.org.
Falarei sobre a instalação de WordPress passo a passo em outra publicação.
Por que migrar para o WordPress?
O WordPress facilita em muito a operação das suas páginas Web ou blog, por ser extremamente fácil de usar. Para empresas que possuem ainda seus sites sendo publicados ou editados diretamente em arquivos de código, HTML por exemplo, o WordPress traz a possibilidade de usuários não desenvolvedores fazerem grandes trabalhos em páginas Web. Para usuários desenvolvedores, por terem conhecimento em linguagens de desenvolvimento Web, irão ampliar as possibilidades já inclusas no WordPress.
Para usuários que possuem sites construídos em plataformas de construções de sites, mas já atingiram o teto quanto a customizações possíveis e esperam implementar questões não possíveis ou terem maior autonomia. WordPress é a sua próxima parada.
Para quem nunca publicou nada na internet mas tem muitas ideias e quer coloca-las em prática, WordPress é o tipo de plataforma que te ajudará a viabilizar suas ideias, pois ele possibilita com grande rapidez que o seu conteúdo esteja na internet e atingindo o público desejado.
Recent Comments