Checklist de Marketing Digital inicial para os negócios

Iniciar um negócio digital por muitas vezes é um desafio, já foi tema nesta outra publicação o acho que hoje o digital nos traz uma grande facilidade de iniciar e de escalar. Mas existem diversos negócios que estão no modelo tradicional e querem buscar se expor e fazer negócios no digital. Para estes negócios, como começar a fazer marketing digital? Trago aqui um checklist inicial prático.

Iniciando, onde o Marketing Digital pode me levar?

O marketing digital utiliza diversas tecnologias, incluindo: sites, mídias sociais, blogs, email e aplicativos para celular. Tudo isso para alcançar novos clientes e se engajar com os clientes atuais. As estratégias que você vai usar terão muitos componentes, dependendo do tipo de negócio e de como você interage com seus clientes. Por exemplo, se você tem uma loja de roupas, vai querer minimamente ter um e-Commerce para mostrar para o seu público as suas roupas.

O marketing digital pode ser complexo e consumir muito tempo, e seu pequeno negócio pode não ter um funcionário dedicado para essa função. Se você não tem experiência nessas áreas, considere terceirizar para que possa se concentrar no crescimento do seu negócio. E claro, se você quer aprender, irá encontrar aqui neste site muitas informações, afinal, marketing digital também é uma forma de crescimento para o seu negócio.

Por onde começar com o marketing digital? Aqui está um checklist com etapas iniciais:

Aqui vão os principais canais que a sua marca precisa:

Site

Um site é a base de uma estratégia de marketing digital. É onde você direcionará o tráfego, coletará leads e fornecerá informações úteis sobre a sua empresa. Ter uma presença online não precisa ser caro ou tomar muito tempo para gerenciar, mas cerca de um quarto dos pequenos empresários ainda não têm um site.

Se você não tem um site, agora é o momento perfeito para lançar sua estratégia de marketing digital construindo um. Para criar o seu site, nesta outra publicação explico sobre o que é um CMS e o que é mais usado no mundo, o WordPress. Considere estas ações chave ao começar:

  • Represente sua marca: Comunique sua mensagem de marca de forma consistente com um logotipo, cores e o tom da sua marca em seu site.
  • Escreva uma página sobre convincente: Embora as páginas específicas do seu site variem, uma página sobre, sobre o seu negócio, interessante atrai clientes.
  • Comece um blog: Considere adicionar um blog de negócios ao seu site para aumentar o tráfego e construir credibilidade.
  • Seja mobile-friendly: Construa um site responsivo que se ajusta ao tamanho das telas de diferentes dispositivos como desktops, tablets ou smartphones para uma experiência consistente. Para saber se o seu público acessa o seu site por um destes dispositivos, você irá consultar no Google Analytics.
  • Habilite compartilhamento social: Exiba botões de compartilhamento social de forma proeminente para que os visitantes possam compartilhar conteúdo com seus amigos. Como os que você vê aqui no final desta publicação.
  • Colete e revise métricas: Será difícil melhorar seu site ao longo do tempo se você não puder rastrear como seus visitantes o utilizam. Use uma ferramenta de análise como o Google Analytics para que você possa fazer alterações inteligentes que melhorem o desempenho do seu site.

Marketing de Conteúdo

Com o marketing de conteúdo, você criará e compartilhará conteúdos valiosos, relevantes e consistentes para atrair e reter um público claramente definido por você e impulsionar ações lucrativas junto de seus clientes.

Comece com estas ações:

  • Crie um calendário de conteúdo: Executar uma estratégia de marketing de conteúdo sem um plano provavelmente resultará em grande perda de tempo. Crie um calendário mensal que detalhe que conteúdos você criará e como os distribuirá.
  • Compartilhe nas mídias sociais: Seu conteúdo será desperdiçado a menos que você consiga atrair os olhos do seu público-alvo nele de forma consistente. Tenha um plano para compartilhar seu conteúdo em suas plataformas de mídia social.
  • Alavancage seu conteúdo: Você pode usar (e reutilizar) seu conteúdo de muitas maneiras diferentes para obter mais aproveitamento de cada peça. Por exemplo, crie uma série de posts no blog sobre tópicos relacionados, depois combine-os para criar um e-book.
  • Considere posts convidados: Postagens reciprocas de convidados – permitindo posts de convidados no seu blog e escrevendo para outros blogs – é uma ótima maneira de expandir seu público e obter mais tráfego para o seu site.
  • Crie uma Newsletter: Mantenha o seu público informado sobre novas postagens de conteúdos relevantes através de uma lista de distribuição de e-mail com as novidades da sua marca e seus conteúdos. Esta etapa é melhor explicada na sessão “E-mail Marketing” desta publicação.

Mídias Sociais

Postar links para conteúdo em seus canais de mídia social aumenta o tráfego para seu site e blog e lhe dá uma maneira de se comunicar diretamente com clientes e clientes potenciais. Siga algumas sugestões básicas como parte de sua estratégia de mídia social:

  • Escolha uma para começar: Não tente criar presença em todas as plataformas sociais de uma vez. Explore os benefícios de cada uma, depois escolha uma ou duas que sejam melhores para a sua empresa e seus clientes, e foque seu tempo nelas. Se você tiver claro em qual mídia social o seu público está presente, comece por ela.
  • Reivindique sua marca em todas as plataformas: Registre o nome da sua marca em cada rede para evitar que outra pessoa a use. Aproveite e reivindique seu negócio no Google também.
  • Seja consistente: Ao configurar seus perfis sociais, use a mesma imagem de perfil, biografia, banners e cores para fortalecer a presença da sua marca.
  • Foque em conversas e engajamento: Mídia social é sobre a conversa. Objetive criar uma comunidade próspera em cada site social, ao invés de inundar seu público com promoções.
  • Crie um calendário de posts sociais: Incorpore um cronograma de posts sociais no calendário de conteúdo que você já criou ou crie um novo que detalhe o que você compartilhará, onde e quando.
  • Colete e revise métricas: Use as ferramentas de análise disponíveis nas diferentes plataformas sociais para ver quais tipos de postagem têm melhor desempenho e engajar cada vez mais seu público.

Email Marketing

Um e-mail marketing de sucesso se comunica com os clientes regularmente. A chave é enviar mensagens relevantes e interessantes em um cronograma consistente. Leva tempo para construir uma lista de e-mail de qualidade, mas vale muito a pena o tempo e esforço. Inclusive já falei sobre ferramentas para gerir e-mail marketing e listas de contatos nesta publicação onde falo sobre o Mautic. Comece a usar e-mail marketing seguindo estes passos:

  • Escolha a plataforma certa: Escolha a plataforma de marketing por e-mail que tenha os recursos que você precisa pelo preço que funciona para o seu negócio. Algumas enfatizam alcançar públicos mais amplos, enquanto outras fornecem mais ferramentas para ajudar no design dos seus e-mails.
  • Crie um modelo para newsletter: A maioria das plataformas de e-mail marketing fornece modelos prontos para uso que você pode personalizar facilmente com seu logotipo e informações da empresa. Dedique um tempo inicialmente para isso e você poderá reutilizar o modelo toda vez que enviar uma newsletter.
  • Incentive ativamente inscrições: Promova seu newsletter no seu site, nas mídias sociais e na assinatura de e-mail para aumentar sua lista de e-mail. Considere oferecer um incentivo, como um download gratuito ou desconto, por se inscrever.
  • Colete e revise métricas: Use as ferramentas de análise disponíveis na plataforma de e-mail marketing que você escolheu para ver quantas pessoas abriram sua mensagem e clicaram em um link específico.

Otimização para Mecanismos de Busca (SEO)

A Otimização para Mecanismos de Busca (SEO) desempenha um papel importante no marketing digital, garantindo que seu negócio esteja bem posicionado nas buscas do Google e em outras buscas online. Se o conteúdo que você criar não for otimizado, você terá dificuldade em fazer com que as pessoas certas o vejam no momento certo. Além de controlar a sua performance através do Google Analytics e Google Search Console, faça um bom benchmark em concorrentes e conteúdos de negócios similares pelo mundo. Comece com estas etapas:

  • Faça sua pesquisa: Primeiro, conheça o desempenho do seu site e dos sites dos seus concorrentes. Use o Google e outros mecanismos de busca para ver onde você aparece no ranking.
  • Escolha as palavras-chave certas: Com base em sua pesquisa, escolha as palavras-chave mais apropriadas para o seu site, posts do blog e todo o outro conteúdo que você criar.
  • Use ferramentas de SEO: Existem muitas ferramentas de SEO gratuitas disponíveis que ajudarão você a otimizar seu conteúdo. Escolha as ferramentas mais relevantes para o seu negócio.
  • Colete e revise métricas: Use o Google Analytics e outras ferramentas de SEO que você selecionou para acompanhar o desempenho do seu conteúdo otimizado, para que você possa melhorá-lo ao longo do tempo.

Concentre-se inicialmente nessas etapas chave de marketing digital para estabelecer bases sólidas. É um processo contínuo de aprendizado e otimização. Contratar uma agência especializada pode ajudar muito a alavancar os resultados online do seu negócio.

Desejo sorte e muito estudo nesta jornada do Marketing Digital para o seu negócio! Até mais.