O que é Inteligência de Mercado?
Inteligência de mercado é o processo de coleta, análise e interpretação de informações sobre um mercado, incluindo informações sobre o público-alvo, clientes em potencial, concorrentes e o ambiente econômico em geral. O objetivo é ajudar as organizações a tomar decisões bem fundamentadas. Isso pode incluir a identificação de novas oportunidades de mercado, avaliação da demanda e preferência dos clientes, ou simplesmente a compreensão da dinâmica atual do mercado para melhor posicionar um produto ou serviço.
Qual é o foco da Inteligência de Mercado?
- Foco em liderança no mercado de atuação;
- Foco no cliente e seu comportamento de consumo;
- Persona e segmentação de público;
- Definições estratégicas e tendências de demanda;
- Desenvolver novos produtos e serviços.
Ferramentas para executar a avaliação:
Técnicas comumente usadas na inteligência de mercado incluem:
- Pesquisas de mercado;
- Análise SWOT (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças);
- Monitoramento de mídia social;
- Análise de tendências de mercado e segmentação;
- E outras…
Recent Comments