O que é inteligência Competitiva?

Inteligência competitiva é um subconjunto da inteligência de mercado focado especificamente em coletar e analisar informações sobre concorrentes. Isso permite que uma organização antecipe movimentos dos concorrentes, identifique seus pontos fortes e fracos e tome decisões estratégicas para obter uma vantagem competitiva. Note que inteligência competitiva não é espionagem industrial, que é ilegal; em vez disso, trata-se de coletar dados publicamente disponíveis e analisá-los de forma rigorosa.

Qual é o foco da inteligência competitiva:

  • Foco na concorrência;
  • Análise e definição de ações;
  • Mapeamento de oportunidades no segmento de atuação;
  • Pontos fracos e pontos fortes;
  • Diferenciação.

Ferramentas para executar a avaliação:

Técnicas comumente usadas na inteligência competitiva incluem:

  • Análise de benchmarking (marketing de milhões);
  • Monitoramento de lançamentos de produtos dos concorrentes;
  • Análise de depoimentos e revisões de clientes;
  • Monitoramento de alterações em estratégias de marketing dos concorrentes;
  • Análise de dados financeiros publicamente disponíveis;
  • Análise de pontos fortes e fracos dos concorrentes;
  • E outras…