O que é Inteligência de Mercado?

Inteligência de mercado é o processo de coleta, análise e interpretação de informações sobre um mercado, incluindo informações sobre o público-alvo, clientes em potencial, concorrentes e o ambiente econômico em geral. O objetivo é ajudar as organizações a tomar decisões bem fundamentadas. Isso pode incluir a identificação de novas oportunidades de mercado, avaliação da demanda e preferência dos clientes, ou simplesmente a compreensão da dinâmica atual do mercado para melhor posicionar um produto ou serviço.

Qual é o foco da Inteligência de Mercado?

  • Foco em liderança no mercado de atuação;
  • Foco no cliente e seu comportamento de consumo;
  • Persona e segmentação de público;
  • Definições estratégicas e tendências de demanda;
  • Desenvolver novos produtos e serviços.

Ferramentas para executar a avaliação:

Técnicas comumente usadas na inteligência de mercado incluem:

  • Pesquisas de mercado;
  • Análise SWOT (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças);
  • Monitoramento de mídia social;
  • Análise de tendências de mercado e segmentação;
  • E outras…