O que é inteligência Competitiva?
Inteligência competitiva é um subconjunto da inteligência de mercado focado especificamente em coletar e analisar informações sobre concorrentes. Isso permite que uma organização antecipe movimentos dos concorrentes, identifique seus pontos fortes e fracos e tome decisões estratégicas para obter uma vantagem competitiva. Note que inteligência competitiva não é espionagem industrial, que é ilegal; em vez disso, trata-se de coletar dados publicamente disponíveis e analisá-los de forma rigorosa.
Qual é o foco da inteligência competitiva:
- Foco na concorrência;
- Análise e definição de ações;
- Mapeamento de oportunidades no segmento de atuação;
- Pontos fracos e pontos fortes;
- Diferenciação.
Ferramentas para executar a avaliação:
Técnicas comumente usadas na inteligência competitiva incluem:
- Análise de benchmarking (marketing de milhões);
- Monitoramento de lançamentos de produtos dos concorrentes;
- Análise de depoimentos e revisões de clientes;
- Monitoramento de alterações em estratégias de marketing dos concorrentes;
- Análise de dados financeiros publicamente disponíveis;
- Análise de pontos fortes e fracos dos concorrentes;
- E outras…
Recent Comments